Brasil tem primeira frente fria continental de 2023, diz Inmet

Previsão é de baixas temperaturas e pancadas de chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

|
18deAbrilde2023ás09:44

A passagem de uma forte frente fria, seguida de uma massa de ar frio, derrubará as temperaturas e provocará chuvas intensas em grande parte do Brasil, de acordo com previsões divulgadas nesta terça (dia 18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo boletim, áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas até, pelo menos, o próximo sábado (dia 22). No Sul, entre amanhã e quinta, a previsão é de 0°C ou temperaturas negativas.

Existe a possibilidade de geada nas áreas serranas, especialmente, no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes

Os meteorologistas do Inmet dizem ser esta a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano.

“Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.”

Confira previsão por região:

Região Sul

A previsão de geada na Região Sul se mantém na sexta-feira (dia 21). Já no sábado, uma pequena possibilidade continua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).

Ainda no sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente, no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C entre amanhã e sexta-feira.