JCB atesta crescimento da linha amarela dentro das fazendas

Operação agrícola já exige mais soluções em maquinários para garantir crescimento da produtividade

|
"Uma vez que a demanda por produtividade se torna cada vez mais latente na agricultura brasileira”, introduz Adriano Merigli, Presidente da JCB para a América Latina.

"Uma vez que a demanda por produtividade se torna cada vez mais latente na agricultura brasileira”, introduz Adriano Merigli, Presidente da JCB para a América Latina.

03deMaiode2023ás13:57

As atividades de uma fazenda exigem soluções completas, especialmente se a eficiência produtiva em todos os processos é uma prioridade. Por isso mesmo, equipamentos como carregadeiras, retroescavadeiras, miniescavadeiras e manipuladoras telescópicos já são padrão entre as propriedades com melhor desempenho.

As máquinas da JCB podem ser utilizadas em várias frentes dentro do mundo agro, desde trabalhos na infraestrutura das fazendas, atividades de suporte na pecuária e operações de apoio ao plantio, até a colheita e o armazenamento.

“Todos esses equipamentos têm se mostrado mais eficientes que os tradicionais tratores agrícolas adaptados, especialmente para trabalhos de suporte nas propriedades rurais, uma vez que a demanda por produtividade se torna cada vez mais latente na agricultura brasileira”, introduz Adriano Merigli, Presidente da JCB para a América Latina.


No caso da infraestrutura, por exemplo, as escavadeiras e retroescavadeiras podem ajudar na drenagem das plantações e abertura de tanques de água.

Já as pás-carregadeiras trabalham na conservação do solo, espalhar adubo na lavoura, realizar carregamentos diários de caminhão ou movimentação de bagaço de cana e silagem com as caçambas de variados volumes.

Por sua vez, os manipuladores telescópicos Loadall esbanjam versatilidade devido à sua vasta gama de acessórios. Entre as atividades estão:

  • manuseio de equipamentos de irrigação quando usam os garfos;
  • condicionamento de solo ao carregar fertilizantes nos vagões puxados pelos tratores agrícolas, quando usam as caçambas de grande volume;
  • abastecimento de reservatórios de semente das plantadeiras; no plantio das novas safras, quando usam o guincho para big bag;
  • despejo de silagem para o gado quando usam os espetos e/ou garfos para silagem; entre várias outras aplicações.

Vanguarda em soluções

De fato, a multinacional responde até mesmo pela invenção de alguns desses maquinários hoje indispensáveis na “lida no campo”, pioneirismo que mantém até hoje em tecnologia, robustez e performance.

É o caso, por exemplo, do manipulador telescópico Loadall, um produto versátil com amplo potencial de aplicação no segmento agrícola. O mesmo ocorre com as retroescavadeiras, criada pela JCB há mais de 70 anos, e outras conquistas tecnológicas como o veículo a diesel e o trator mais rápidos do mundo.

A inovação em soluções a partir das necessidades de clientes de diferentes setores, bem como em vanguarda tecnológica, é uma característica da JCB.

Entre esses marcos, está o veículo movido a diesel mais rápido do mundo (o streamliner JCB Dieselmax que atingiu uma velocidade recorde de 563,4 km/h) e o trator mais rápido já produzido (o JCB WFT com máxima de 247,470 km/h e registro no livro Guiness dos Recordes).

Além desses expoentes, está a miniescavadeira elétrica, a JCB 19C-1E, lançada em 2018, e a primeira escavadeira movida a hidrogênio, lançada em 2022 para a indústria de construção.