Mapa confirma novos casos de gripe aviária em aves silvestres

Ministério da Saúde informou que casos suspeitos em humanos deram negativo

|
Novos casos foram confirmados no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Novos casos foram confirmados no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

22deMaiode2023ás09:55

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, no último sábado (dia 20), mais dois casos de gripe aviária em aves silvestres, totalizando até então cinco casos do subtipo H5N1 de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), informou que os novos casos foram identificados no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, onde haviam sido registrados os três anteriores.

O estado capixaba contabiliza mais um caso confirmado em ave silvestre, agora da espécie Thalasseus Maximus (nome popular trinta-réis-real). O animal foi encontrado na zona rural do município de Nova Venécia.

Como a ocorrência foi em área não litorânea, a ação de vigilância será ampliada também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca.

Já o outro caso, também em ave silvestre, foi detectado no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra em área litorânea. Trata-se de ave da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando).