Mapa confirma caso de gripe aviária em ave de vida livre em MG
Caso é de baixa patogenicidade; Brasil eleva para 19 o número de casos
|Brasil segue com status de país livre de IAAP. (foto - Wikepedia)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nessa quinta-feira (dia 1º) a detecção do vírus da influenza aviária de baixa patogenicidade (H9N2) em um pato de vida livre, da espécie Cairina moschata, na cidade de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais.
Segundo comunicado do Governo, a detecção de um novo subtipo do vírus não tem relação com os focos confirmados de alta patogenicidade (H5N1) em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Desta forma, diz o Mapa, “não requer a aplicação de medidas emergenciais e não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP.”
Também nesta quinta-feira (dia 1º), o Mapa confirmou outros seis focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no País, subindo para 19 o número de confirmações de focos em aves silvestres no Brasil.
No estado do Espírito Santo foram mais quatros focos, sendo três no município de Marataízes - nas espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Thalasseus maximus (trinta-réis-real) e Nannopterum brasilianum (biguá) - e um no município de Guarapari - Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando).