Febre maculosa, saiba como evitar contato com o carrapato
Atualmente, o Brasil tem 53 casos da doença confirmados, com oito mortes registradas
|A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia transmitida pela picada de carrapato
Atualmente, o Brasil tem 53 casos de febre maculosa confirmados, com oito mortes registradas. Segundo o Ministério da Saúde, todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia transmitida pela picada de carrapato. A contaminação não ocorre diretamente de pessoa para pessoa pelo contato. A doença tem tratamento caso seja identificada precocemente.
A doença é causada por meio da picada do carrapato. Por isso, para preveni-la, o ideal é evitar estar em locais onde haja exposição a esses bichos ou adotar algumas medidas para quando estiver visitando alguma dessas regiões silvestres, de mata, fazendas, trilhas ecológicas ou de vegetação alta.
Segundo o Ministério da Saúde ao visitar uma dessas regiões de maior risco, a pessoa deve utilizar roupas claras, que ajudam a identificar mais rapidamente o carrapato, que tem cor escura. Também é importante usar calças e blusas com mangas compridas e utilizar botas. Se possível, diz o ministério, deve-se prender a barra da calça à meia com fita adesiva.
A pasta ainda indica que pessoa utilize repelentes, principalmente os que tenham como princípio ativo DEET, IR3535 e Icaridina. Outra medida importante é evitar carrapatos nos animais de estimação.