Terminal Açucareiro Copersucar no porto de Santos completa 25 anos
No período, processos de melhorias e automatização permitiram velocidade de embarque aumentar em 28 vezes
|
Os projetos desenvolvidos pelos colaboradores buscam reduzir desperdícios e aumentar a eficiência, segurança e a produtividade
O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), localizado no Porto de Santos, completa em junho 25 anos. Inaugurado em 1998, o terminal foi concebido como um ponto estratégico para as atividades de exportação da companhia, que é líder mundial em comercialização de açúcar e etanol.
Na safra 2021/22, a companhia comercializou mais de 10,3 bilhões de litros de etanol e 12,5 milhões de toneladas de açúcar, levando energia e alimento sustentável para o país e o mundo.
No ano de inauguração, o açúcar era acondicionado em sacas, o que fazia com que o carregamento de um navio de aproximadamente 14 mil toneladas exigisse 280 mil sacas e seis dias de trabalho em média.
Após a estruturação do terminal para operar com açúcar a granel e a automatização do processo, a mesma quantidade passou a ser embarcada em apenas cinco horas aproximadamente, velocidade 28 vezes maior.
Nestes 25 anos, um dos destaques em inovação foi a criação do Sistema Integrado de Melhoria Contínua (SIM), um método que tem como base o treinamento de colaboradores e atividades práticas voltadas para a revisão e melhorias de processos, alinhando-os à metodologia Lean Manufacturing. Os projetos desenvolvidos pelos colaboradores buscam reduzir desperdícios e aumentar a eficiência, segurança e a produtividade.