Ciclone extratropical intensifica chuvas no sul do país no final de semana

Segundo a previsão do Inmet, a frente fria ajudará a manter um canal de umidade sobre o Rio Grande do Sul

|
Com a configuração do ciclone, “os volumes de chuva tendem a aumentar, especialmente no leste e no litoral gaúcho"

Com a configuração do ciclone, “os volumes de chuva tendem a aumentar, especialmente no leste e no litoral gaúcho"

07deJulhode2023ás14:37

A Região Sul do Brasil deverá ter chuvas amanhã (dia 8) - especialmente no Rio Grande do Sul e nas áreas sul de Santa Catarina, segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aumento da instabilidade é consequência do avanço de uma frente fria pelo Oceano Atlântico, que acontece desde ontem (dia 6).

Segundo a previsão do Inmet, a frente fria ajudará a manter um canal de umidade sobre o Rio Grande do Sul, e a chuva deve se espalhar por grande parte do estado, atingindo, inclusive, áreas do sul de Santa Catarina. 

Amanhã (dia 8), com a configuração do ciclone extratropical, “os volumes de chuva tendem a aumentar, especialmente no leste e no litoral gaúcho, podendo superar 70 milímetros (mm) em 24 horas, e, de forma pontual, com valores em torno dos 100 mm”, informa aviso meteorológico do Inmet.

No domingo (dia 9), a frente fria vai atuar sobre o mar, na altura da Região Sudeste. No mesmo dia, a chuva tende a ficar concentrada entre Santa Catarina, Paraná e nas regiões sul e leste de São Paulo, mas em menores volumes.