Cotação do café patina nos menores patamares desde 2021
Produtores afastam-se da comercialização e focam-se na colheita
|Já a variedade robusta, que acumulou baixa de 8,04% em junho após meses de alta, mostra mais força. (foto - ilustração)
A cotação do café arábica tem o menor patamar em termos reais (descontada a inflação) dede abril de 2021, apesar de um esboço de reação na semana passada. O valor da saca de café foi negociado ontem a R$ 811,35, com baixa de 1,72% no início de julho.
De acordo com colaboradores do Cepea, esse cenário tem preocupado cafeicultores nacionais, que indicam que os patamares de negociação do grão da temporada 2023/24 apertam as margens e limitam investimentos.
Além disso, os insumos utilizados na produção foram adquiridos no ano passado a preços muito elevados – em especial os fertilizantes. Com as desvalorizações do arábica, produtores têm focado na colheita, se mantendo afastados dos negócios.
Já a variedade robusta, que acumulou baixa de 8,04% em junho após meses de alta, mostra mais força. Nos primeiros dias deste mês, a saca de 60 quilos de café robusta teve alta de 2,55%, sendo negociada ontem a R$ 660,77.