Missão no Japão busca retomada de exportações de carne de frango de SC

Governo japonês anunciou a suspensão temporária da importação de produtos avícolas (aves vivas, carne de aves e ovos) do estado

|
Ministro Carlos Fávaro se encontrou com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello

Ministro Carlos Fávaro se encontrou com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello

19deJulhode2023ás09:32

O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que a retomada das exportações de carne de frango de Santa Catarina para o Japão será a prioridade da missão da pasta em Tóquio na semana que vem.

Na segunda-feira (dia 17), o governo japonês anunciou a suspensão temporária da importação de produtos avícolas (aves vivas, carne de aves e ovos) do estado de Santa Catarina, após a confirmação de um caso de de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação de subsistência na cidade de Maracajá (SC).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se encontrou com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e ressaltou que o Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo sem influenza aviária de alta patogenicidade em produção comercial.

“O Japão está tendo um protocolo mais rígido, que está sendo revisado pelo mundo todo. Então passou a ser prioridade número um da nossa missão. Já estamos em tratativas para rediscussão desse protocolo, já que o Brasil continua com garantia de sanidade”, disse o ministro.