Governo lança Plano Safra para agricultura familiar da Amazônia

Medidas foram apresentadas em Belém, durante os Diálogos Amazônicos

|
Plano Safra foi desenvolvido ouvindo as comunidades locais e buscando atender demandas específicas da região

Plano Safra foi desenvolvido ouvindo as comunidades locais e buscando atender demandas específicas da região

07deAgostode2023ás09:26

O governo federal lançou no sábado (dia 5) o Plano Safra da Agricultura Familiar na Amazônia. Ele engloba ações de investimentos e financiamento com juros mais baixos para a produção familiar.

Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Plano Safra foi desenvolvido ouvindo as comunidades locais e buscando atender demandas específicas da região.

São previstas medidas específicas para o Norte e o Nordeste. No mês passado, foi lançado em Fortaleza o Plano Safra da Agricultura Familiar no Nordeste.

As medidas foram bem recebidas pelo movimento social. Lideranças que se manifestaram durante a cerimônia classificaram o Plano Safra como uma conquista.

"Esperamos que sua implementação seja de fato uma prioridade e que as ações cheguem a todas as populações do campo", disse Cleidiane Vieira, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

Vocações regionais

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defendeu a aposta nas vocações regionais.

"Além de apoiar as cooperativas, queremos financiar a agroindústria para o açaí, o café, o maracujá, a laranja para agregar valor à produção familiar. E fazer uma luta para que tenha água, energia solar e cobertura de internet", disse.