Agricultura familiar responde por 23% da produção de alimentos no Brasil

Contag divulgou estudo com novos dados sobre a importância do segmento no país

|
Essas propriedades são responsáveis por 67% das ocupações no campo, cerca de 10,1 milhões de trabalhadores. (foto - ilustrativa)

Essas propriedades são responsáveis por 67% das ocupações no campo, cerca de 10,1 milhões de trabalhadores. (foto - ilustrativa)

26deJulhode2023ás16:54

Você já deve ter visto a "fakenews" de que a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos do Brasil...

Pois bem, agora, a própria Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) estimou a participação desse segmento em 23%.

A informação está Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado ontem pela entidade que representa os agricultores familiares, com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O número é bem mais realista, como já havíamos adiantado aqui no Agrofy News, e, apesar de significativamente menor, reafirma a inequívoca importância dos produtores familiares.

Para se ter ideia, segundo o documento, se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo.