Moegão: nova estrutura vai ampliar descarga ferroviária em Paranaguá
Com a construção, local terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões
|Granéis sólidos vindo pela ferrovia serão descarregados no Moegão e enviados aos 11 terminais interligados do Corredor Leste
O Moegão, nova estrutura do Porto de Paranaguá, vai ampliar e centralizar as descargas dos trens que chegam ao local. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 592 milhões no sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos.
O Moegão terá área total de quase 600 mil metros quadrados e terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, provocando um aumento de 63% na capacidade.
Os granéis sólidos vindo pela ferrovia serão descarregados no Moegão e enviados aos 11 terminais interligados do Corredor Leste.
Das 58,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos Portos do Paraná no ano passado, 20,95% ocorreram através de ferrovias.
Após a conclusão do Moegão, a expectativa é de que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando para 50% a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que passam pelo porto.