São Paulo atinge segunda maior estimativa de produção de açúcar, diz Conab

Produtores paulistas serão responsáveis por uma colheita de 328,2 milhões de toneladas

|
Nos sete primeiros meses de 2023, o principal grupo exportado pelo agronegócio paulista é complexo sucroalcooleiro

Nos sete primeiros meses de 2023, o principal grupo exportado pelo agronegócio paulista é complexo sucroalcooleiro

21deAgostode2023ás17:17

Dados do 2º levantamento da Safra de cana-de-açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicam a 2ª maior estimativa de produção de açúcar da série histórica em São Paulo: 24,4 milhões de toneladas.

O número apontado é também a 14ª maior estimativa de produção de cana já contabilizada para o setor, no âmbito estadual. Prevista em 328,2 milhões de toneladas, a produção de cana abrange uma área de 4,025 milhões de hectares, com uma produtividade de 81.529 kg/ha.

O estado de São Paulo detém 59,7% da produção brasileira de cana-de-açúcar. Estimada em 40,89 milhões de toneladas, a produção brasileira de açúcar conta com a  importante contribuição paulista, com mais da metade da produção nacional. Atualmente o estado possui cerca de 150 unidades de produção em atividade de moagem.

Segundo os dados do boletim, a safra 2023/2024 de cana vem com uma retomada de produtividade em todas as regiões do centro-sul, e no caso particular do estado de São Paulo, ela ocorre em razão do clima favorável que propiciou a alta do rendimento, com chuvas consecutivas nos meses de janeiro e fevereiro. Foram precipitações acima da média, e por consequência da produção volumosa, algumas unidades de produção estão considerando a possibilidade de estender a moagem até o mês de dezembro.