Putin defende a cooperação entre Brics para garantir alimentos ao mundo

Ele insistiu que o seu país é capaz de substituir os cereais ucranianos no mundo

|
Putin voltou a ressalta que o Kremlin está pronto para voltar à iniciativa do Mar Negro  (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Putin voltou a ressalta que o Kremlin está pronto para voltar à iniciativa do Mar Negro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

23deAgostode2023ás09:39

Participando por videoconferência da 15ª Cúpula do Brics, o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu que haja mais cooperação entre o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul com o intuito de garantir ao mundo o fornecimento de alimentos e recursos energéticos.

Segundo ele, "a Rússia é a favor do estabelecimento de uma cooperação mais estreita no âmbito dos BRICS para o fornecimento confiável e ininterrupto de energia e recursos alimentares aos mercados mundiais.”

O 15º encontro do Brics se realiza em Joanesburgo, África do Sul.

Na sua participação, o líder russo enfatizou que Moscou está ampliando o fornecimento de combustíveis, fertilizantes e produtos agrícolas aos países do sul e contribuir para fortalecer a segurança alimentar e energética global, além de combater a pobreza e a fome nos países mais necessitados.

Ele insistiu que o seu país é capaz de substituir os cereais ucranianos no mundo, tanto comercialmente como em doações, ou seja como ajuda humanitária.

O presidente russo repetiu a promessa feita em recente fórum Rússia-África, que se realizou em São Petersburgo, de que enviaria carregamentos de 25 a 50 mil toneladas de cereais para seis países africanos.