Parceria vai tirar caminhão velho das estradas e renovar a frota nacional

Cem veículos com mais de 20 anos de uso serão retirados das rodovias brasileiras

|
Renovação de frota estimula a modernização e a sustentabilidade

Renovação de frota estimula a modernização e a sustentabilidade

23deAgostode2023ás12:02

Uma parceria das empresas Gerdau, Vamos (concessionárias Transrio e Tietê) e Volkswagen Caminhões e Ônibus vai renovar a frota de caminhões do Brasil.

O acordo faz parte do programa de renovação de frota do Governo Federal e vai retirar 100 caminhões com mais de 20 anos de uso das estradas brasileiras.

O presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, antecipou, durante o anúncio, que está em desenvolvimento, junto ao BNDES, uma linha de financiamento de R$ 1 bilhão, atrelada à taxa Selic pós-fixada, para aquisição de caminhões novos.

O programa de renovação de frota prevê retirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil e com destinação da sucata e tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e rentabilidade para motoristas autônomos, elevar a produtividade do sistema logístico brasileiro, além de reduzir a emissão de partículas poluentes e os acidentes de trânsito.

Segundo Alckmin, “há que se fazer um esforço para reduzir acidentes rodoviários, e é aí que entra a renovação de frota por veículos novos com mais segurança.”