Organizações alertam para urgência da preservação da Amazônia
Hoje (dia 5) é dia da maior floresta tropical do mundo
|Região é responsável por vários processos climáticos que ajudam a manter o equilíbrio do clima e manutenção dos estoques de água doce
Desmatamento, garimpo ilegal, grilagem de terras são diversas ações praticadas pelo ser humano que danificam a Amazônia, maior floresta tropical do mundo.
Hoje (dia 5), é comemorado o Dia da Amazônia e organizações lembram que a data liga o alerta para a urgência de preservação desse bioma.
A Amazônia representa um terço das florestas tropicais do mundo com sua extensão aproximada de 421 milhões de hectares, quase metade do território brasilerio ou praticamente toda a Europa, com exceção da Rússia.
A região é responsável por vários processos climáticos, a exemplo da evaporação e transpiração da floresta, que ajudam a manter o equilíbrio do clima e a manutenção dos estoques de água doce. Além disso, abriga mais da metade da biodiversidade do planeta.
Segundo dados do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 224 espécies da fauna na Amazônia estão sofrendo algum tipo de ameaça e pelo menos uma já foi considerada extinta. São 139 espécies categorizadas como “vulnerável”; 48 “em perigo”; e 38 “criticamente em perigo”.
Entre os animais em risco estão o peixe-boi-da-amazônia, tamanduá-bandeira, a onça-pintada, ararajuba e a anta, classificados como “vulneráveis”. Já espécies de peixe, como Acari, estão “criticamente em perigo”.
Para o coordenador-geral das Organizações Indígenas da Amazônia, (Coiab), Toya Manchineri, o Dia da Amazônia é de luta e reflexão. “