Nova Ferroeste vai transformar a produção do Mato Grosso do Sul

Ferrovia vai permitir que o Estado seja exportador de soja e milho para região sul

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Com 1.567 km de extensão a nova malha terá um tronco principal de Maracaju (MS) a Paranaguá (PR).

Com 1.567 km de extensão a nova malha terá um tronco principal de Maracaju (MS) a Paranaguá (PR).

14deSetembrode2023ás11:56

A ferrovia Nova Ferroeste vai transformar a produção do Mato Grosso do Sul. A malha ferroviária que vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá (PR) vai permitir que o Estado seja um polo exportador de milho e soja para atender os produtores do Paraná, Santa Catarina e até o Rio Grande do Sul, além de fortalecer e melhorar a logística interna de escoamento de mercadorias do estado.

Segundo o assessor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Lúcio Lagemann o projeto da Nova Ferroeste é fundamental para o estado, porque tem potencial de transportar dez milhões de toneladas.

“Não tem outro meio de escoar produção a grandes distâncias que não seja por ferrovias. Quando fizemos o projeto percebemos que, além da redução do curso logístico, haverá crescimento econômico e social, com geração de emprego e renda para o estado. A ferrovia deixa de ser um projeto só de ferrovia e passa a ser indutor econômico e de segurança para os próximos anos”, revelou.

Com a ferrovia, a ideia do MS é aumentar o fluxo de cargas com destino ao Paraná e Santa Catarina. “Seremos um polo de fornecimento de soja e milho para o Paraná, Santa Catarina e até o Rio Grande do Sul. O que precisamos é de uma estrutura logística eficiente porque são produtos transportados em grande volume e que precisam chegar em tempo hábil”, disse.