Paraná lança consulta pública sobre a Nova Ferroeste

Edital prevê 1,5 mil km de ferrovia para ligar Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná

|
Paraná lança consulta pública sobre a Nova Ferroeste
22deJunhode2022ás14:46

O Governo do Estado do Paraná lançou, ontem, no Palácio Iguaçu, a consulta pública ao edital de leilão da Nova Ferroeste.

A linha férrea que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no Paraná, com um ramal também a Santa Catarina, impactando diretamente 67 municípios.

A partir da divulgação do documento há um intervalo para receber contribuições da sociedade, o que vai até 15 de julho. A publicação oficial do projeto só acontecerá com a emissão da Licença Prévia Ambiental, prevista para o segundo semestre.

É o que permite o pregão na Bolsa de Valores (B3). A previsão é que a concorrência para a iniciativa privada ocorra ainda no segundo semestre deste ano. O acordo é válido por 99 anos.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, reforçou que a ferrovia é essencial para a transformação do Estado em hub logístico da América do Sul e poderia reduzir custos logísticos em até 30%.

“Conectaremos Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e, com o ramal de Foz do Iguaçu, também o Paraguai. Isso viabiliza a ligação férrea com a Argentina e Chile, até Antofagasta, criando o corredor bioceânico multimodal que vai ligar o Pacífico ao Atlântico, tendo o Paraná como protagonista”, destacou.