Nova ferramenta vai facilitar o trabalho de produtores orgânicos
Tecnologias, publicações técnicas e listas de insumos serão algumas das funcionalidades de apicativo
|Ferramenta está em teste e deve ser disponibilizado no próximo ano para uso público. (Foto - Embrapa)
Um aplicativo desenvolvido pela Embrapa Territorial (Campinas-SP) promete facilitar o trabalho de produtores orgânicos brasileiros.
A ferramenta, que faz parte do projeto Pró-Orgânico, terá, entre outras funcionalidades, uma Organoteca, espécie de biblioteca interativa com tecnologias e publicações técnicas lançadas pela Embrapa e por parceiros. O aplicativo também conta com uma lista com insumos permitidos no cultivo orgânico, uma demanda muito comum dos produtores.
A ferramenta desenvolvida durante o projeto está em teste e deve ser disponibilizado no próximo ano para uso público.
A inovação foi concebida para que o preenchimento solicite informações obrigatórias que o agricultor orgânico precisa repassar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), facilitando o envio. O aplicativo deve facilitar, ainda, o acesso a dados para geração de painéis que apresentem a distribuição dos produtores orgânicos e as culturas produzidas em cada região.
Segundo a pesquisadora Gisele Freitas Vilela a demanda do projeto surgiu de uma consulta feita a stakeholders e os diversos parceiros envolvidos contribuíram com a criação da tecnologia. O Mapa apoiou com recursos humanos na confecção do aplicativo e, na reta final, ajudou na validação da ferramenta com produtores de Ribeirão Preto e do sul de Minas Gerais.