Novo episódio de chuvas causará enchentes em SC e PR, diz MetSul
Os dois estados devem começar a sentir os efeitos do fenômeno El Niño de 2023
|
Rio Grande do Sul experimentou um setembro excepcionalmente chuvoso com recordes de precipitação. (Foto - Gustavo Mansur/ RS)
Os estados de Santa Catarina e Paraná estão alertas. Isso por causa da previsão de "chuvas extremas" que atingirão parte do Sul do Brasil a partir dos próximos dias até com volumes excessivamente altos.
O volume da chuva deve levar a alagamentos em áreas urbanas e rurais, inundações repentinas, cheias de rios, enchentes e ainda quedas de barreiras e deslizamentos de terra.
Santa Catarina e o Paraná devem começar a sentir os efeitos do fenômeno El Niño de 2023, até agora mais restritos no Sul do Brasil ao Rio Grande do Sul.
O estado gaúcho experimentou um setembro excepcionalmente chuvoso com recordes de precipitação de até 700 mm em apenas trinta dias. O fenômeno causou 50 mortes.
Os dois estados, assim como se viu no território gaúcho em setembro, devem ter agora um outubro de precipitação extrema e muitíssimo acima do normal para os padrões da climatologia histórica do mês.
A chuva neste outubro em várias cidades catarinenses e paranaenses deve ficar várias vezes acima da média histórica mensal. A chuva não vai cair de uma vez só. Assim como como se viu no Rio Grande do Sul no setembro recém terminado, o que se espera é uma sequência de episódios de chuva excessiva a extrema que levará a uma elevação cada vez maior dos rios, enchentes e inundações de áreas urbanas e rurais em várias cidades.