Frente fria ameaça RS com tempestades e granizo até sexta-feira
Sudeste e Centro-Oeste seguem com calor e tempo seco
|
Uma combinação entre uma massa de ar quente e úmida e a chegada de uma nova frente fria deve provocar fortes instabilidades no Rio Grande do Sul até sexta-feira (9).
As chuvas começaram já na madrugada desta quarta-feira (8) e tendem a se intensificar nas próximas horas, com previsão de volumes elevados em curto intervalo de tempo e possibilidade de granizo.
A Região da Campanha e municípios vizinhos estão entre as áreas com maior risco, segundo alerta vermelho (grande perigo) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso aponta para a possibilidade de tempestades com acumulados entre 60 mm e 100 mm, podendo superar os 100 mm em pontos isolados. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento acima de 100 km/h.
Outras regiões do estado — incluindo o centro, oeste, noroeste, sudeste e a região metropolitana de Porto Alegre — também estão sob alerta para tempestades, mas com grau de severidade menor. Nesses locais, a previsão é de chuva até sexta-feira (9), com risco de queda de granizo.