Conheça a impressão 3D que produz pescados a partir de vegetais

Pesquisa da Embrapa transforma farinha de leguminosas secas (pulses) em alimentos

|
`Pesquisador Luciano Paulino da Silva informa que a impressão 3D de alimentos é uma opção inovadora

`Pesquisador Luciano Paulino da Silva informa que a impressão 3D de alimentos é uma opção inovadora

03deOutubrode2023ás11:21

Pesquisadores da Embrapa usaram a impressão 3D para produzir filés análogos aos de pescado, utilizando ingredientes vegetais. Os cortes do alimento, como os filés, e de frutos do mar, semelhantes a caviar e lula, por exemplo, são produzidos principalmente à base de farinhas de pulses (leguminosas alimentícias secas e moídas).

Os protótipos foram feitos à base de farinhas de soja, grão de bico e uma série de feijões fava, bem como outros ingredientes que permitam novas soluções customizadas às expectativas e demandas dos consumidores.

Segundo o pesquisador Luciano Paulino da Silva, líder do projeto, a impressão 3D de alimentos é uma opção inovadora, pois há um limitado número de processos industriais de produção dos chamados plant-based, os alimentos à base de vegetais.

“É mais comum a disponibilidade de processos para produção de nuggets e hambúrgueres que, em geral, empregam outras técnicas de fabricação que não possibilitam a obtenção do nível de complexidade necessário para mimetizar o alimento de origem animal”, detalha Silva.

Os produtos desenvolvidos atendem, em especial, à dieta de pessoas veganas e vegetarianas, ou que apresentem restrições alimentares. Além disso, os cientistas esperam que eles atendam ao crescente mercado de alimentos plant-based.

Para Silva, os análogos de pescados têm potencial também para serem finalizados por startups do ramo alimentício e com experiência no público-alvo. De acordo com ele, já foram realizadas as provas de conceito e otimização em ambiente laboratorial, seguindo a modelagem de desenho assistido por computador (CAD) de cortes inteiros de pescados e a impressão 3D de seus similares.

 “As imagens de pescados de origem animal foram utilizadas apenas como inspiração para a construção de modelos tridimensionais que simulam as características de cortes de peixes”, relata o líder do projeto.