Enchente histórica faz cidade ficar debaixo d’água em SC

Águas atingem o segundo andar das casas em Taió

|
Inundação toma conta da cidade catarinense de Taió. Foto: REDE WEB TV/Reprodução MetSul

Inundação toma conta da cidade catarinense de Taió. Foto: REDE WEB TV/Reprodução MetSul

09deOutubrode2023ás10:29

Situações climáticas extremas têm impactado difrentes regiões do país. No último final de semana, novas ocorrências impressionantes foram registradas: enchentes e tempestades em Santa Catarina, sensação térmica de 55,8º graus celsius no Rio de Janeiro e seca no Rio Negro do Amazonas.

A chuva persistente e volumosa afetou e causou estrago em Santa Catarina. O estado teve duas mortes confirmadas por conta do forte temporal e a chuva extrema provoca enchente histórica na cidade catarinense de Taió.

Taió enfrenta hoje pela manhã uma situação dramática com enchente catastrófica que toma conta da cidade e leva a água até o segundo piso das casas e prédios, repetindo cenas vistas um mês atrás em municípios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

O nível do rio na localidade do Alto Vale do Itajaí atinge níveis poucas vezes observados antes na história da cidade e superava a cota de 12 metros na madrugada de hoje. As águas seguem subindo e podem bater em marcas sem precedentes na localidade catarinense.

A prefeitura de Taió informa que a enchente é uma das maiores da história do município e que a cota da madrugada de hoje superou a da grande enchente do ano de 2011. Segundo o MetSul Metereologia, é possível que a enchente supere o recorde de 1983, no devastador Super El Niño daquele ano em Santa Catarina.

Bombeiros locais atuam com botes para resgar as pessoas das casas inundadas ou ilhadas na cidade do Nordeste de Santa Catarina com a subida das águas.

Situação grave

Taió já enfrentava inundações graves desde ontem, mas a situação piorou muito no final do domingo e nas primeiras horas de hoje com a chegada de uma segunda onda de vazão gerada pelas chuvas intensas registradas na bacia do Rio Itajaí -Açu entre a tarde e a noite do domingo e que seguiram à forte precipitação entre sexta e o sábado na região. O prefeito Horst Alexandre Purnhagen de Taió informou que estava em contato permanente com a Defesa Civil Estadual de Santa Catarina para mobilizar ajuda para o seu município.