Região Sul terá chuva excessiva neste final de semana, diz Metsul

Santa Catarina, em especial, deve ser o estado mais castigado

|
Os acumulados de precipitação podem provocar alagamentos, transbordamento, cheias de rios com enchentes e deslizamentos de terra. (Foto-Divulgação/SC)

Os acumulados de precipitação podem provocar alagamentos, transbordamento, cheias de rios com enchentes e deslizamentos de terra. (Foto-Divulgação/SC)

06deOutubrode2023ás11:05

Um novo episódio de chuva excessiva vai afetar a Região Sul neste final de semana. Segundo a MetSul Meteorologia, os acumulados de precipitação tendem a ser suficientemente altos para provocar alagamentos, transbordamento, cheias de rios com enchentes e deslizamentos de terra.

Já na região Norte do país, o volume de chuva em toda a região amazônica ficou abaixo da média. Os maiores déficits ocorreram, principalmente, no centro-norte da região nos meses de junho, julho e agosto, o que gerou uma seca no Rio Negro, um dos rios com maior vazão de água do mundo.

Santa Catarina, em especial, deve ser o estado mais castigado pela chuva, embora volumes elevados sejam previstos também para partes do Rio Grande do Sul e do Paraná. A instabilidade vai ganhar muita força com a formação de nuvens carregadas hoje (dia 6), especialmente da tarde para a noite, sobre a metade norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há risco de chuva forte a torrencial com raios e temporais isolados em que pode ocorrer vento forte e queda de granizo.

A intensa instabilidade prossegue na metade norte gaúcha, em Santa Catarina e alcança parte do Paraná durante o amanhã (dia 7), com previsão de chuva forte a muito intensa com elevados volumes e tempestades isoladas com raios, vento e granizo.

Segundo a MetSul, o pior momento de chuva e temporais na metade norte do Rio Grande do Sul amanhã vai se dar entre a madrugada e de manhã, quando os acumulados podem ser muito altos em curto período com elevado risco de tempo severo localizado. O sábado será dia crítico para chuva excessiva ainda em Santa Catarina com volumes equivalentes até à média do mês inteiro em algumas cidades.