Leite faz mal à saúde?

Bebida é cercada de lendas sobre seus benefícios para as pessoas

|
Leite é um alimento versátil e pode ser consumido em diferentes ocasiões.

Leite é um alimento versátil e pode ser consumido em diferentes ocasiões.

27deNovembrode2023ás11:56

O leite é o primeiro alimento que entra na nossa vida. O leite materno é grande fonte de nutrientes para os bebês.

Quando crescemos, porém, o leite de vaca deixa de fazer parte da rotina para alguns adultos. Algumas vezes, surgem lendas que propagam que o leite faz mal para a saúde humana.

É uma mentira. O leite bovino é um alimento saudável que está entre os humanos há milhares de anos e faz bem para em diferentes fases da vida.

Leite: fonte rica de nutrientes

O leite é um alimento completo. Ele fornece carboidratos, proteínas, cálcio, gorduras, vitaminas e minerais.

O leite bovino possui elevado teor de proteínas e cálcio, assim, o leite bovino e seus derivados estão entre os principais alimentos da dieta humana.

Para as crianças, o leite é uma ótima fonte de cálcio e está ligado principalmente à saúde óssea. Para os adultos, além da prevenção da osteoporose, auxilia no processo de emagrecimento, favorece o ganho de massa muscular, gera mais saciedade, fortalece a imunidade, entre outros benefícios. Vamos a eles

A lactose, principal açúcar do leite, possui propriedade importante para a saúde humana. Ela é fonte de energia e auxilia no estabelecimento da flora intestinal. Têm efeito protetor e auxiliam na defesa imune contra agentes infecciosos do trato gastrointestinal humano.

O leite também possui em sua composição a vitamina D, que é relacionada à saúde dos ossos e músculos e ao bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, tem vitamina B2 e B12, importantes para o bom funcionamento do metabolismo e do sistema nervoso, além de atuarem na produção de células do sangue. Também oferece teor significativo de vitamina A (importante para a saúde dos olhos).

A gordura do leite faz mal?

Mais uma informação sem comprovação. No entanto, um ácido graxo popularmente conhecido pela sigla CLA (ácido linoleico conjugado) é um constituinte da gordura do leite que protege contra câncer, diabetes, doenças inflamatórias, entre outras. O CLA é, portanto, um importante protetor celular.

O leite e seus derivados também são fontes de probióticos, que são microrganismos que habitam o nosso intestino e que contribuem muito para a digestão, além de fornecerem nutrientes importantes para a saúde humana. Fontes de probióticos importantes para a saúde humana são os iogurtes e os leites fermentados.

Fonte de cálcio

O leite é a principal fonte de cálcio que temos. O cálcio é um mineral muito importante para o nosso organismo, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares.

Assim, ele diminui o risco de osteoporose nos adultos.

Bom para o coração

Além das proteínas e vitaminas, o produto faz bem para o coração.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgada no ano passado, beber mais que um copo de 260 ml de leite por dia diminuiu em 66% o risco de morrer por doenças cardiovasculares entre os homens. Para as mulheres, o recomendado é ingerir mais de 321 ml.