Robôs agrícolas dão show de tecnologia na Agritechnica

Robótica agrícola avança em variedade e aplicabilidade; confira 20 modelos

Os mais de 470 mil visitantes da maior feira de maquinários agrícolas do mundo puderam ver e tocar os equipamentos, que vêm conquistando produtores rurais

Os mais de 470 mil visitantes da maior feira de maquinários agrícolas do mundo puderam ver e tocar os equipamentos, que vêm conquistando produtores rurais

01deDezembrode2023ás14:47

Os robôs agrícolas, como não poderia deixar de ser, marcaram a Agritechnica 2023 com significativos avanços em variedade e aplicabilidade em relação ao evento anterior, realizado em 2019.

Os mais de 470 mil visitantes da maior feira de maquinários agrícolas do mundo puderam ver e tocar os equipamentos, que vêm conquistando produtores rurais, especialmente na Europa, Estados América do Norte e alguns países da Ásia.

Aqui o Agrofy News traz um panorama geral de 20 robôs que chamaram a atenção na exposição organizada pela Sociedade Rural Alemã (DLG).

Embora os robôs já ganhem terreno nas lavouras, boa parte está em fases conceitual ou de validação antes de chegar ao mercado.

Veja os robôs agrícolas que encontramos por lá:

Agxeed

AgXeed pode monitorar as lavouras e identificar falhas de forma 100% autonoma com uso de visão computacional. O modelo é um dos mais exitosos comercialmente no segmento.

Farmdroid 

O FarmDroid FD20 é um robô de campo totalmente autônomo movido a energia solar que automatiza sua semeadura e proteção de plantas. Utilizando RTK de alta precisão, com precisão de 8mm marca o posicionamento das culturas na semeadura e posteriormente realiza o controle mecânico de ervas daninhas tanto entre linhas quanto dentro das linhas.

Tipard 1800

O também alemão Tipard 1800 também é novo, mas já estará disponível comercialmente em 2024. O equipamento pode realizar diversas tarefas, entre elas o controle mecânico de ervas daninhas e a colheita de frutas rasteiras com seus braços mecânicos. Tudo isso pela “bagatela” de R$ 800 mil.

Naïo Orio

O Naïo Orio está equipado com um espalhador de fertilizante pneumático Rauch Aero modificado, acionado eletricamente, com largura de trabalho de 9 metros. O protótipo será testado no próximo ano. 

PeK Automotive Slopehelper

A eslovena PeK Automotive destacou-se no evento com o robô Slopehelper para colheita de maçãs. A extensa lista de outros acessórios permite ao equipamento fornecer soluções autónomas para “todo o ciclo”.