Quais as preferências dos brasileiros que consomem café?
Pesquisa mostra como e quando o produto está presente no dia a dia dos consumidores
|Pesquisa revelou foi que o trabalho voltou a ser o local de maior consumo de café. (Foto - CNA)
Uma pesquisa feita pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ouviu 4.200 pessoas e mostrou como e quando o café está presente no dia a dia dos consumidores
O estudo intitulado “Evolução dos Hábitos e Preferências dos Consumidores de Café no Brasil”, realizado entre 2019 e 2023, constatou que consumidor continua tendo uma relação afetiva com o grão e que a experiência de beber café faz parte de um ritual diário e emocional das pessoas.
A pesquisa apontou que 97% dos entrevistados disseram beber café ao acordar e para 61% a bebida colabora para a melhora do humor e a disposição.
Das 4.200 pessoas entrevistadas, 1.890 são homens e 2.310 mulheres. A pesquisa foi aplicada em todas as regiões brasileiras, em diferentes faixas etárias e classes sociais. O nível de confiança do estudo é de 99% e margem de erro de 2%.
O objetivo da pesquisa foi de buscar informações que sejam uteis e proporcione melhorias não só aos envolvidos diretamente à cadeia produtiva, mas também aos consumidores de café de todo o Brasil.
O levantamento apontou que atualmente 29% dos entrevistados bebem mais de seis xícaras de café por dia, enquanto 46% consomem de três a cinco xícaras diárias.
Outra constatação foi em relação aos entrevistados que afirmam não consumir café.