Termômetros podem bater 43º graus com volta da onda de calor
Próximos três dias serão de altas temperaturas pelo Brasil
|
Chegada de uma massa de ar quente que ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil.
As temperaturas começam a subir a partir de hoje (dia 14) em vários estados, com a chegada de uma massa de ar quente que ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil.
As temperaturas máximas podem passar dos 40 graus em alguns lugares, inclusive no Rio Grande do Sul. No final de semana, algumas regiões, como o próprio Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, podem ter temperaturas a 43 graus.
Para amanhã (dia 15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maior parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e em áreas das regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas que podem superar 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia e no interior de São Paulo.
RS terá temperatura recorde
A MetSul Meteorologia alerta que os próximos três dias serão quentes no Rio Grande do Sul com calor forte e marcas excepcionalmente altas que atingirão níveis potencialmente recordes e históricos em algumas cidades.
O que se espera de calor para amanhã, sábado e domingo no estado gaúcho foge ao normal da climatologia histórica mesmo do período de verão, prevendo-se temperaturas extraordinariamente elevadas em quase todo o território gaúcho”, diz a MetSul.
Haverá máximas no fim de semana semelhantes às observadas no Centro-Oeste do Brasil durante as ondas de calor intensas da primavera deste ano.
Uma massa de ar excepcionalmente quente vai cobrir uma enorme área da América do Sul com calor excessivo no Centro e no Norte da Argentina, Paraguai, Bolívia, e no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.