Tempestade e fortes ventos causarão danos da Argentina até o Sul do Brasil

Fim de semana teve mortes no Rio de Janeiro e em São Paulo por conta das chuvas

|
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ligam o alerta para as chuvas durante a semana. (Foto - Daniel Fleck/MetSul)

Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ligam o alerta para as chuvas durante a semana. (Foto - Daniel Fleck/MetSul)

15deJaneirode2024ás09:51

A MetSul Meteorologia alerta para um sistema meteorológico de alto risco nesta semana que atingirá a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Condições particularmente perigosas de tempo severo pode se estabelecer na região na atuação deste sistema com tempo localmente muito severo e alto impacto para a população em diferentes cidades.

A MetSul enfatiza que não se trata de uma situação ordinária de verão em que calor forma nuvens de tempestades isoladas, mas, ao contrário, cenário de sistema meteorológico de maior impacto que trará fenômenos fortes a severos em uma extensa área e com muito prováveis danos.

 Esse sistema, entretanto, atuará em janeiro, no período mais quente do ano e sob uma abundante quantidade de ar tropical aquecido e instável.

Isso potencializa o risco de fenômenos severos com chuva localmente intensa a extrema e temporais que em alguns pontos podem ser muito fortes a destrutivos. Esta baixa pressão virá acompanhada com ar mais frio que, ao encontrar a atmosfera aquecida, proporcionará a formação de nuvens extremamente carregadas na Argentina, Uruguai e depois no Rio Grande do Sul, que migrarão para o oceano depois.

Ao atingir o Uruguai e o Rio Grande do Sul, baixa pressão se aprofunda em superfície e entra em fase com a baixa pressão em médios a altos níveis, o que vai potencializar os efeitos do sistema com chuva intensa e vento.

Haverá ainda uma baixa pressão térmica no Norte da Argentina com ar muito quente, garantindo a energia para as tempestades. Tempestades severas começam pela Argentina e o Uruguai.

O cenário será propício para temporais isolados muito intensos na Argentina com queda de granizo de grande tamanho, vendavais intensos com estragos, chuva localmente muito intensa e ainda a possibilidade de alguns tornados.

Após, ainda na terça, o sistema de tempestades alcança a região do Rio da Prata e o Uruguai, onde, igualmente, deverá produzir tempestades severas.