Clima no Brasil nesta quarta: calor, chuva forte e risco de temporais em várias regiões
Instabilidades típicas do verão provocam pancadas de chuva, calor intenso e risco de temporais, com alerta para o Sudeste
|
O clima no Brasil nesta quarta-feira (04) segue no ritmo do que aconteceu até aqui em janeiro: chove aqui, faz calor acolá, a umidade sobe e as nuvens carregadas aparecem no meio da tarde ou no fim do dia, com pancadas de chuva que podem virar tempestades seguidas de rajadas de vento em diversas regiões, especialmente Rio de Janeiro que segue em alerta.
Essa combinação é típica desta época do ano e o que sabemos é que a maior parte do país terá pelo menos alguma chance de chuva e tempo instável, junto de períodos de sol e bastante calor em diferentes momentos do dia.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
O grande responsável por esse quadro de variações climáticas num mesmo dia é um sistema de instabilidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e áreas de baixa pressão que “acordam” nuvens carregadas em várias partes do território.
Resultado: chuva que pode cair de forma forte em algumas áreas, temporais isolados com ventania e trovoadas, e também momentos de sol que elevam as temperaturas.
Mesmo com chuvarada prevista, o calor não dá trégua: em boa parte do Brasil, os termômetros sobem e a sensação térmica pode ficar bem alta.
Região Sudeste
No Sudeste, o clima segue aquele padrão que muitos já conhecem: manhã quente e com sol, seguida de nuvens que se formam ao longo do dia e podem trazer chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Chuvas moderadas podem ser mais frequentes à tarde e à noite. Há perigo para volumes elevados de chuva entre a Serra fluminense e áreas da Zona da Mata Mineira.
Oeste paulista segue com calor elevado, enquanto uma frente fria começa a se formar no litoral paulista e partes do Rio de Janeiro, se intensificando no fim do dia e nesta quinta-feira (05).
Atenção máxima sobre a serra Fluminense, com risco de temporais e chuvas volumosas nos próximos dias de fevereiro, com possibilidades de deslizamentos, alagamentos e transtornos em centros urbanos, que já têm o solo encharcado pelo alto volume de chuva ocorrido em janeiro.