Estudo prevê primeiro deserto do Brasil em região estratégica para o agro
Região coincide com polo da fruticultura e afeta diretamente milhões de pessoas
|A região está localizada no Norte da Bahia, ente as microrregiões de Itaparica e Sertão do São Francisco, onde residem mais de 1 milhão de pessoas. (foto - CNA)
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificou, de forma inédita, a formação de uma área árida no Brasil, Caso prolongada, tal condiição conduzirá à formação de um deserto.
A região está localizada no Norte da Bahia, ente as microrregiões de Itaparica e Sertão do São Francisco, onde residem mais de 1 milhão de pessoas.
A “mancha árida” também coincide com cidades incluídas no pulsante polo da fruticultura do Vale do São Francisco, bem como de outras atividades agropecuárias.
O estudo do Cemaden, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), avalia largos períodos de 30 anos para apresentar este tipo de conclusão a fim de não mascarar os resultados com variações de um ano a outro.
Assim, foram considerados os períodos 1960-1990, 1970-2000, 1980-2010 e 1990-2020 nas análises. Em nenhum outro momento durante todo este período, a avaliação havia apontado a presença de tal nível de aridez.