Cidade mineira vai transformar lodo de esgoto em fertilizante e energia

Rejeito obtido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) virará produtos para agricultura e combustível

|
Ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto forneça um adubo organomineral ainda mais potente. (Valter de Paula/PMU)

Ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto forneça um adubo organomineral ainda mais potente. (Valter de Paula/PMU)

26deJaneirode2024ás17:01

A cidade de Uberlândia deu o primeiro passo para transformar lodo de esgoto em fertilizante e energia. A cidade inaugurou o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha ontem (dia 25).

A ação representa o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade.

Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio.

Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis.

No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente.