Carnaval 2024: agro volta ao samba com exaltação à fruta típica do Brasil
Mocidade Independente de Padre Miguel vai levar o caju para Sapucaí
|Região Nordeste responde por mais de 95% da produção nacional. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)
O agro brasileiro estará novamente presente na Marques de Sapucaí no Carnaval do Rio de Janeiro. Isto porque, em 2024, as histórias, lendas e curiosidades sobre a fruta do cajueiro serão as atrações do desfile das escolas de samba cariocas.
Com o enredo "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!" a Mocidade Independente de Padre Miguel vai falar na Sapucaí do caju, fruta tipicamente brasileira.
A Mocidade será a primeira do Grupo Especial a entrar na avenida na segunda-feira de carnaval no dia 12 de fevereiro com o enredo assinado pelo carnavalesco Marcus Ferreira e pelo jornalista e escritor Fábio Fabato, autor da sinopse.
O intuito da escola é desvendar a brasilidade por trás desse fruto que foi um dos primeiros tesouros levados por colonizadores quando eles chegaram ao Brasil.
Marcus Ferreira revelou que está confiante na leveza do tema para envolver o público.
A escolha do tema é uma forma da escola de retomar sua identidade tropicalista, tão presente nos seus desfiles dos anos 1980 e 1990
Por que o caju?
A leveza do enredo está presente até no aparecimento da ideia de usar o caju como enredo.
“Eu tinha até outras ideias, mas foi um enredo que surgiu com um sentimento. Eu estava na praia lendo uns artigos e passou um vendedor de castanhas. Fiquei olhando e falei castanha de caju. Na hora entrei na internet para ver o que essa fruta representa para a gente e me encantei com a história e falei caramba é a cara da Mocidade” revelou o carnavalesco à Agência Brasil para completar.
“No dia seguinte trouxe para a escola e prontamente começaram a entender que seria um caminho que a gente seguiria para o carnaval.”