Mais de 1 mil km de rodovias no Paraná passam para a iniciativa privada

Concessões são as primeiras realizadas no âmbito do Novo PAC

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A partir da transferência, os motoristas irão pagar 50% a menos em pedágio em comparação aos preços atuais. (Foto - Roberto Dziura Jr/AEN)

A partir da transferência, os motoristas irão pagar 50% a menos em pedágio em comparação aos preços atuais. (Foto - Roberto Dziura Jr/AEN)

31deJaneirode2024ás10:24

A iniciativa privada passa a administrar mais de mil quilômetros de rodovias federais e estaduais do Paraná. As empresas assumem a concessão das vias, que cortam 40 municípios, por 30 anos.

A formalização ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), do Paraná.

A previsão de investimento é de R$ 30,4 bilhões (R$ 18,7 bilhões em grandes obras e R$ 11,7 bilhões em manutenção) nos trechos até 2054.

As concessões são as primeiras realizadas no âmbito do Novo PAC, lançado em 2023 pelo governo federal.

A partir da transferência, os motoristas irão pagar 50% a menos em pedágio em comparação aos preços atuais, de acordo com o governo federal.

As empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro – vencedoras do leilão no ano passado – terão de realizar obras emergenciais e de recomposição das rodovias, como sinalização, duplicação e construção de pontes e viadutos. As concessionárias deveriam iniciar a gestão em 30 dias.

De acordo com o governador do Paraná está prevista a duplicação de 700 quilômetros, “aumentando a capacidade de carga, trazendo mais segurança para usuário, menos risco de acidente, mais conforto na viagem, mais segurança para o caminhoneiro e, acima de tudo, ajudando o Brasil a fortalecer a sua infraestrutura”.

As rodovias dão acesso à região metropolitana de Curitiba, ao litoral do estado e ao Porto de Paranaguá.