Entenda a tempestade de fogo que provocou mais de 100 mortes no Chile

Desastre histórico atinge o país com incêndios florestais gigantescos

|
Tempestade de fogo ocorre quando o calor de um incêndio cria seu próprio sistema de vento. (Foto Rodrigo Arangua/MetSul)

Tempestade de fogo ocorre quando o calor de um incêndio cria seu próprio sistema de vento. (Foto Rodrigo Arangua/MetSul)

05deFevereirode2024ás09:48

O Chile foi atingido pelo que se denomina de uma tempestade de fogo, segundo a MetSul Metreologia. Os incêndios que atingem a região turística costeira de Valparaíso, no centro do Chile, já deixaram pelo menos 122 mortos, número que pode aumentar à medida que os bombeiros combatem os cerca de 40 focos de fogo.

De acordo com a classificação da NOAA, um incêndio florestal – ou vários incêndios florestais na mesma área – pode causar uma tempestade de fogo.

Uma tempestade de fogo ocorre quando o calor de um incêndio cria seu próprio sistema de vento. Este fenômeno pode levar a efeitos meteorológicos extremamente perigosos.

Numa tempestade de fogo, que somente ocorre em grandes incêndios florestais, à medida que o calor do fogo original absorve cada vez mais o ar circundante, uma corrente de vento ascende na atmosfera com fortes rajadas de vento direcionadas ao redor do fogo, aumentando as chamas.

Pelo terceiro dia, o Chile combatia neste domingo os incêndios florestais mais mortíferos da sua história recente, com vários pontos ardendo.

Além das mortes, na cidade de Viña del Mar, também na região central de Valparaíso, as vítimas ficam sem teto e procuram vizinhos e animais de estimação em ruas cheias de escombros queimados. A prefeita local afirma que há quase 400 desaparecidos na cidade.

“Não sobrou uma única casa aqui”, lamentou a moradora Lilián Rojas, uma aposentada de 67 anos que morava perto do Jardim Botânico de Viña del Mar, que desapareceu devido ao incêndio, falando à agência entre os escombros e as cinzas do bairro que vivia.