Tecnologia vai permitir medir a água infiltrada no solo com economia de tempo
Equipamento é desenvolvido pela CBPF e pela Embrapa
|Uma tecnologia que mede a capacidade da água fluir no solo está próxima de ser disponibilizada ao setor produtivo.
A informação é da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que em conversa com Embrapa Solos, apurou que está em andamento esse processo tecnológico juntamente em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF).
O permeâmetro digital despertou o interesse da empresa Falker que deverá embarcá-lo em mais de um produto para diagnóstico de solos. A empresa espera ter um protótipo dentro dos próximos meses e, logo em seguida, pretende disponibilizar versões comerciais, segundo a SNA.
O permeâmetro é o tipo de equipamento mais usado no mundo para avaliar a condução da água nos solos. A tecnologia desenvolvida pela CBPF e pela Embrapa faz a coleta de dados digitalmente usando um computador de baixo custo.
Economia de tempo e maior precisão
A avaliação da condutividade hidráulica do solo é um trabalho demorado, que depende de um técnico treinado para fazer a coleta.
Segundo a SNA, o novo permeâmetro automatiza essa coleta dos dados de fluxo de água pelo solo e registra o seu tempo. Com esses dados, a geometria do aparelho e do poço escavado, é possível estimar com precisão a condutividade hidráulica do solo.
O equipamento registra os dados em um cartão de memória. A tecnologia permite acompanhar as avaliações e registrar os dados em um telefone celular por conexão bluetooth.