Termômetros podem bater 45º graus com bolha de calor no Brasil
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de grande perigo
|A volta da onda de calor vai elevar a temperatura no Brasil e a sensação térmica em algumas localidades do país pode chegar a 45º graus, inclusive no Rio Grande do Sul.
Sul, Sudeste e Centro-Oeste são as regiões que serão afetadas por um fenômeno conhecido como "bolha de calor", que vai elevar as temperaturas no Brasil.
O forte calor vai atingir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nos últimos dias do verão de 2024.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de grande perigo válido até sexta-feira (dia 15) para áreas destas localidades.
O aviso Inmet alerta para a onda de calor com temperaturas próximas de 40º Celsius (C) em grande parte do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do estado de São Paulo, e nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em Londrina, no norte do Paraná, as temperaturas máximas podem chegar 36ºC, mas com sensação térmica de 43º.
O calor excessivo em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, cidade que faz fronteira com a Argentina, deve atingir 38º nesta quarta-feira (13), mas com sensação térmica de até 45ºC.