Startup apresenta candidato brasileiro a maior drone agrícola do mundo

Modelo realizou primeiro voo oficial e ostenta capacidade de levar até 400 kg de calda

“Para atender o Brasil, nós precisamos ter o maior, esse é o ponto de partida", diz o diretor de processos João Barbosa

“Para atender o Brasil, nós precisamos ter o maior, esse é o ponto de partida", diz o diretor de processos João Barbosa

13deMarçode2024ás10:57

A startup aeroespacial Psyche Aerospace realizou, na semana passada, o primeiro voo oficial do candidato brasileiro a maior drone agrícola do mundo.

Resultado de seis meses de desenvolvimento, o Harpia P-71 almeja grandes voos não apenas para si, mas para a pulverização agrícola como atividade.

Segundo a empresa, o equipamento pode atingir até 720 kg de peso máximo na decolagem, distribuídos em 160 kg da aeronave, 200 kg de combustível e até 400 kg de calda.

Isso é possível porque o equipamento conta com quatro rotores com força para voar com até 180 kg cada a uma velocidade operacional de 85 km/h e de cruzeiro em 160 km/h.


O Harpia P-71 tem recomendação para operar a alturas entre 4 e 6 metros durante a aplicação e de cruzeiro entre 80 e 100 metros em uma autonomia de voo de até 10 horas.

Quanto ao tamanho, o Harpia P-71 tem capacidade de calda menor apenas que o Ag Cormorant, que pode levar até 500 kg de defensivos. Contudo, esse modelo é um drone militar israelense testado para pulverização agrícola em uma parceria com empresas de defensivos químicos.

De acordo com Victor Galvão, mestre em engenharia e responsável pela tecnologia e engenharia do projeto, o desenvolvimento do P-71 representou um enorme desafio pela estrutura e robustez do eVTOL.