Novo acordo impulsionará embarques de aves e suínos para Filipinas, projeta ABPA

Brasil obteve o reconhecimento da equivalência de sistemas de inspeção sanitária com o das Filipinas

|
Novo acordo impulsionará embarques de aves e suínos para Filipinas, projeta ABPA
13deMarçode2024ás12:03

Novo acordo firmado pelo Governo Brasileiro com autoridades filipinas para exportações de carnes de frango, bovina e suína vai influenciar positivamente o fluxo de embarques de proteína animal neste ano.

É o que projeta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os frigoríficos de aves e suínos. Ontem ( dia 12), o governo brasileiro obteve o reconhecimento, pelas Filipinas, de equivalência de sistema e estabelecimento de pré-listing para as proteínas animais do Brasil.

“O pré-listing é um importante reconhecimento ao sistema brasileiro e o estabelecimento de um novo patamar nas relações com o mercado filipino. Graças aos esforços realizados pelos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores pela democratização do acesso a este mercado, temos boas expectativas quanto ao crescimento da parceria entre as duas nações”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

O acordo

O acordo de acreditação de sistema e estabelecimento de pré-listing autoriza todas as empresas habilitadas pelo Sistema de Inspeção Federal a solicitarem o processo de credenciamento para exportar seus produtos para o mercado filipino.

As missões técnicas das autoridades do país asiático agora estarão focadas na validação do sistema, não de plantas.