A história do brasileiro que se tornou Rei do Agro no Paraguai
Paranaense comanda empresa familiar que supera estatais e petroleiras na arrecadação de imposto de renda no país vizinho
|Desde a infância humilde no interior do Paraná até comandar o maior grupo agrícola do Paraguai, José Marcos Sarabia coleciona aprendizados e realizações.
A primeira foi aprender a valorizar a terra de onde a família, desde os avós, tirava o sustento.
Mesmo assim, o Rei do Agronegócio no país vizinho sequer poderia imaginar a trajetória vindoura quando ainda vivia na cidade de Ibiporã, a 17 km de Londrina, na pequena propriedade dos pais.
No sítio Santa Paula, a família tirava seu sustento da plantação de café. Neto e filho de agricultores, Sarabia assim logo assimilou o que é viver do que a terra proporciona.
Com os pais ele também aprendeu a valorizar os estudos para buscar melhores condições. Após concluir a graduação e se tornar agrônomo, o jovem recém-formado ingressou no mercado de trabalho.
Poderia estar satisfeito, mas o inquieto empreendedor sempre mantinha outras atividades para incrementar o salário. Até que, no início da década de 1990, ele enxergou a oportunidade de empreender no Paraguai. Só tinha 29 anos.