Custo de produção do leite volta a cair em março, diz Embrapa

No mês passado, ocorreu uma queda de 1,9%

|
Custo de produção do leite volta a cair em março, diz Embrapa
22deAbrilde2024ás16:53

O custo de produção do leite registrou uma queda de 1,9% no mês de março, dando sequência à queda registrada em fevereiro. O custo é medido pelo ICPLeite/ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o estudo, isso ocorreu num momento em que os preços internacionais e os preços de leite pago ao produtor no mercado interno estão em crescimento, confirmando um segundo mês de melhoria nas margens da atividade.

“O 1º trimestre do ano, fechou acumulando uma deflação de custos de produção de 3,40%. Numa comparação entre fevereiro/2024 e fevereiro/2023, houve uma retração de 5,50% nos custos”, diz a Embrapa.

O custo da alimentação continua a registrar redução, contribuindo para a deflação em março, dada a sua importância na formação de custos da atividade.

Em fevereiro, o grupo Concentrado teve retração de 4,10%, com queda generalizada de preço de ração, farelos de soja, milho e trigo.

Segundo a Embrapa, adubos e defensivos também registram queda de preço e levaram à redução do custo de produção do grupo Volumosos, que foi de 0,80%. Também o grupo Minerais registrou queda, ainda que restrita, de 0,10%. Outro grupo que registrou queda no custo de produção foi Qualidade do Leite, de 2,40%.