Operação apreende 20 toneladas de queijos mofados e vencidos em MG
Produtos eram utilizados para a fabricação de pão de queijo em Curitiba (PR)
|Uma operação conjunta, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apreendeu ontem (dia 25), cerca de 20 toneladas de queijos em diferentes estágios de processamento, em Patos de Minas, Minas Gerais.
A ação, que contou com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, resultou na prisão do empresário responsável pelo galpão que comercializava os produtos.
Segundo o Ministério, nos locais denunciados, foram encontrados produtos vencidos, embolorados e sem prova de origem. Os locais ralavam os produtos, para depois embalar e comercializar.
Os fiscais encontraram grandes quantidades do produto em condições insalubres e sem nenhum tipo de controle higiênico-sanitário. Também foram identificadas etiquetas de selos de inspeção federal e estadual adulteradas.
A operação foi iniciada após uma denúncia anônima, registrada na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR, com indicação de fabricação de queijos sem registros nos órgãos federal, estadual ou municipal e que estavam sendo utilizados como ingredientes para a fabricação de pão de queijo em Curitiba (PR).