Multinacional chilena irá investir R$ 24 bilhões para produzir celulose no RS
Planta terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas
|Aporte de R$ 24 bilhões. Será este o investimento que a multinacional chilena CMPC irá fazer no Rio Grande do Sul para instalar uma nova planta industrial de produção de celulose. O empreendimento será feito na cidade de Barra do Ribeiro (RS), localizado a 60 quilômetros ao sul de Porto Alegre.
Ontem (dia 29), foi assinado protocolo de intenções entre representantes da empresa e o governo do Estado
Segundo o protocolo de intenções, a CMPC assegura que utilizará os mais altos padrões tecnológicos e adotará rigorosos mecanismos de controle ambiental.
A expectativa é que sejam gerados aproximadamente 12 mil empregos durante as obras. Em operação, a empresa deve promover 1,5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas e terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto.
A matéria-prima é utilizada para a fabricação de diferentes tipos de papéis, embalagens e produtos higiênicos, além de estar presente em itens como alimentos, medicamentos e cosméticos.
Será o segundo investimento no local. A empresa atua desde 2009 no Rio Grande do Sul, na cidade de Guaíba, com uma planta de produção de celulose, também do tipo kraft branqueada de fibra curta, proveniente de plantios de eucalipto.