Devastação no RS trava negociações do arroz no mercado interno

Dificuldades no transporte, perdas na lavoura e áreas ainda alagadas são alguns dos fatores que impossibilitam qualquer negociação no estado

|
Devastação no RS trava negociações do arroz no mercado interno
07deMaiode2024ás11:16

O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil, teve suas negociações travadas de modo geral, por conta das chuvas e tempestades que atingiram o estado na última semana, causando grandes destruições, segundo relatório divulgado pelo Cepea nesta terça-feira (6).

Com a interdição de rodovias, queda de pontes e muitas áreas ainda alagadas, fica impossibilitado o transporte de cargas entre a maior parte das regiões do estado gaúcho. Além disso, a recomendação é reduzir o fluxo de veículos ao máximo.

Produtores rurais ainda não conseguiram avaliar totalmente a extensão do prejuízo e das consequências das chuvas e enchentes, mas é provável que boa parte da safra que restava, cerca de 22% ou 1,6 milhão de toneladas, seja afetada.

Além disso, há também o dano causado no produto armazenado, que também precisa ser avaliado em breve.

Mercado do arroz

Dessa forma, segundo o Cepea, os movimentos de negociação de arroz no mercado interno foram praticamente inexistentes na última semana.

Mesmo assim, os preços se mantiveram firmes, impulsionados, principalmente, pela forte demanda de outros estados do país. 

Cotação do arroz hoje

Nesta segunda-feira, a cotação do arroz teve queda, fechando em R$ 106,74 por saca de 50 kg. A variação mensal até aqui é de queda de 0,35%, uma tendência contrária a do mês anterior, quando o preço do arroz subiu mais de 8%.

Temas nesta notícia

Deixe seu comentário