Comercialização lenta da safra de grãos provoca fretes mais baixos, aponta Conab

Proximidade do início da colheita de milho tem feito com que espaços precisem ser liberados nos armazéns

|
Comercialização lenta da safra de grãos provoca fretes mais baixos, aponta Conab
24deMaiode2024ás11:42

O ritmo mais lento da comercialização de soja e milho apresentado neste ano tem influenciado nos preços de fretes praticados no país. É o que aponta o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o órgão, as cotações dos serviços de transporte dos produtos agropecuários se encontram em níveis abaixo do praticado no mesmo período do ano passado na maioria das praças analisadas.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os preços de frete se encontram menores que os do mesmo período do ano passado, mas há sinalização de reversão do quadro nos próximos meses, segundo a Conab.

“Em abril já foi possível observar redução na oferta de caminhões no principal estado produtor de grãos no país, Mato Grosso, em grande parte devido à migração para outros estados, que têm demandado transportes. Além disso, a proximidade do início da colheita de milho, tem feito com que espaços precisem ser liberados nos armazéns. Desta forma, alguma reação tem sido observada no mercado e maiores preços têm sido atribuídos aos fretes rodoviários”, analisa o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

Em Mato Grosso do Sul, as cotações se mantiveram ainda com tendência de baixa em abril, mas já se começa a registrar ligeiro aumento na movimentação de cargas no período”, pondera.

No Piauí, a Conab verificou leve redução nos valores dos preços, nas diversas rotas de escoamento mesmo com o mercado de fretes apresentando aumento significativo na demanda e mantendo-se bastante aquecido.

Já em São Paulo houve pouca variação nos fretes. Nenhuma praça paulista pesquisada apresentou aumento de preços e, em cinco delas, houve quedas. No Paraná não houve um comportamento uniforme no estado, com variação conforme a região analisada.