Escola de peões de touros prepara próximos campeões dos rodeios

Sucesso de brasileiros nos circuitos internacionais atrai cada vez mais jovens para a arriscada profissão

Escola de peões de touros prepara próximos campeões dos rodeios
20deJunhode2024ás18:15

As conquistas de peões brasileiros nas competições de montaria em touros ao redor do mundo têm motivado cada vez mais jovens a adentrar ao esporte pelo sonho de fama, dinheiro e glórias.

Mas se a performance de um peão é medida em apenas 8 segundos dentro da arena, o sucesso nesta arriscada disputa pode exigir mais que talento e, sim, preparação de uma vida toda.

Em Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, os interessados na modalidade encontram uma escola inteiramente dedicada a formar novos campeões e, acima de tudo, grandes peões.

A Moraes Rodeo Academy leva o nome e tem os cuidados do “fenômeno” Adriano Moraes, o brasileiro primeiro tricampeão mundial do esporte e responsável por descortinar a modalidade no Brasil.

A “escola de peões de touros” oferece clínicas nas quais os participantes frequentam aulas teóricas e práticas sobre movimentos e condicionamento físico, entre outros tópicos.

Os cursos, normalmente, custam R$ 700 e duram um final de semana. Apesar de abertos a todos, os interessados devem ter ao menos 14 anos de idade e muita determinação em aprender.

“As aulas teóricas apresentam todos os movimentos do touro e os alunos praticam no solo. A ideia é fazer que os movimentos não naturais, sejam naturais a partir da repetição”, explica Jeremias Moraes, filho de Adriano e responsável pelo Moraes Rodeo Academy.

Quando os aspirantes mostram aptidão, eles podem receber formação continuada sob os auspícios do tricampeão mundial, que também é presidente da PBR (Professional Bull Riders) Brazil.

Embora a formalização da Moraes Rodeo Academy tenha ocorrido em 2022, os cursos ocorrem desde 1995, quando ele conduziu sua primeira capacitação sobre o esporte nos Estados Unidos.