Previsão de inverno com geada preocupa produtores no MS

Pantanal acumula em 12 meses mais de 9 mil focos de incêndio e também gera alerta

|
Previsão de inverno com geada preocupa produtores no MS
21deJunhode2024ás10:35

O inverno começou oficialmente ontem (dia 20) no Brasil e já tira o sono dos produtores de milho do Mato Grosso do Sul por conta do clima.

 Mesmo que os dias frios estejam menos intensos devido às mudanças climáticas, há a previsão de geada para algumas regiões do estado, entre os dias 10 e 15 de julho.

Diante do prognóstico e da preocupação dos produtores, a Associação dos Produtores de Milho e Soja do Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) tem auxiliado os agricultores e avaliou o impacto potencial desse fenômeno climático na agricultura local.

De acordo com coordenador técnico da entidade, Gabriel Balta, foi identificado que aproximadamente 28% da área de cultivo de milho segunda safra 2023/2024, na região sul do estado, estará nos estágios fenológicos entre R1 (florescimento e polinização) e R4 (grão farináceo).

“Esses estágios são críticos e altamente suscetíveis a danos causados pela geada, podendo resultar em reduções significativas no potencial produtivo”, explica Gabriel.

Ainda segundo ele, na região central do Estado, a análise da Aprosoja/MS estima que 13% das lavouras estarão nos estágios fenológicos entre R1 e R4 durante o período previsto para a geada, o que também coloca essas áreas em risco.

“A região norte parece estar mais segura, sem risco aparente de geada. Além disso, apenas 6% das lavouras nesta região estarão no estágio R4 durante o período de geada”, finaliza Balta.