Calor intenso marca o Natal e aumenta risco de chuva em várias regiões do Brasil
Massa de ar quente mantém temperaturas elevadas no país, enquanto pancadas de chuva ganham força à tarde e à noite
|
O Natal será de calor intenso em praticamente todo o Brasil, sob a atuação de uma grande massa de ar quente que mantém as temperaturas elevadas tanto durante o dia quanto à noite, segundo a Climatempo.
O cenário exige atenção redobrada com a refrigeração de alimentos da ceia, já que o abafamento será generalizado.
Apesar da predominância do calor, o tempo não ficará totalmente estável. Pancadas de chuva devem ocorrer em várias regiões do país, principalmente entre a tarde e a noite, impulsionadas pelo calor e pela umidade.
Uma frente fria até avança sobre o Rio Grande do Sul, mas sem força para alcançar outras regiões, limitando seus efeitos ao Sul.
Na Região Sul, a chegada de uma nova frente fria aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil neste Natal, sem provocar queda acentuada das temperaturas, mantendo o ar abafado em toda a Região, de acordo com a Climatempo.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O calor segue predominando, com destaque para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde as temperaturas podem superar os 35 °C.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a chuva começa já pela manhã do dia 24 e se espalha ao longo do dia, ocorrendo de moderada a forte intensidade, com risco de temporais, raios e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, especialmente no norte, nordeste, Serra Gaúcha e litoral norte gaúcho, além do interior catarinense.
No Paraná, o dia 24 será de sol e calor. As pancadas de chuva ficam mais concentradas no oeste, sudoeste e faixa sul do estado, podendo ocorrer de forma moderada a forte. No restante do estado, o tempo permanece mais firme. No dia 25, o risco de pancadas aumenta, principalmente à tarde e à noite. Entre as capitais, Curitiba apresenta menor chance de chuva na noite da véspera de Natal.