Corredor polar se abre e frio intenso invade o Brasil na virada do mês

Oscilação na Antártida favorece alta frequência de massas de ar frio no fim de junho e começo de julho

|
Corredor polar se abre e frio intenso invade o Brasil na virada do mês
26deJunhode2024ás16:08

O mês de junho vai terminar e julho vai começar com muito frio no Sul do Brasil com uma massa de ar frio de origem polar de trajetória continental que vai avançar pelo interior da América do Sul. Além disso, o corredor polar derrubará a temperatura ainda em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, chegando até mesmo a pontos do Norte (friagem).

Segundo a MetSul Meteorologia, a oscilação na Antártida ingressa em fase que favorece alta frequência de massas de ar frio neste fim de junho e começo de julho.

O frio rigoroso de inverno ocorrerá na sequência de semanas de temperatura acima a muito acima da média no Centro-Sul do Brasil com marcas excepcionalmente altas para esta época do ano.

Uma das causas – porém não a única – para o junho de temperatura muito acima da média no Centro-Sul do Brasil foi o comportamento da chamada Oscilação Antártida (AAO) que esteve negativa no começo do mês, coincidindo com os dias frios do início de junho, e depois deu um grande salto para valores positivos.