Ministério traça desafios para Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 e faz balanço

Número total de operações cresceu 28% e o valor contratado aumentou 16%

|
Ministério traça desafios para Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 e faz balanço
27deJunhode2024ás11:43

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 destinou R$ 71,6 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), volume 34% superior ao ano anterior.

Para o próximo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) fez uma proposta de R$ 80 bilhões para o Ministério da Fazenda. O lançamento do Plano Safra 2024/2025 será feito na quarta-feira (dia 3).

Para o próximo ciclo, o desafio será consolidar os ganhos alcançados e ampliar ainda mais o suporte à agricultura familiar. Segundo o ministério, entre eles são:

  • Acesso ao crédito: Ampliar o acesso ao crédito para agricultores com menor renda e para cooperativas de menor porte;
  • Mecanização e tecnificação: Investir em tecnologias que aumentem a produtividade e a sustentabilidade da agricultura familiar;
  • Alimentos saudáveis e Agroecologia: Promover a produção de alimentos agroecológicos e da sociobiodiversidade, atendendo à demanda crescente por produtos sustentáveis e saudáveis;
  • Inclusão social e equidade: Continuar fomentando políticas que promovam a inclusão de mulheres e jovens, garantindo que esses grupos tenham igualdade de oportunidades no acesso aos recursos e tecnologias.

Balanço

O MDA ainda divulgou o balanço do Plano Safra atual. O número total de operações cresceu 28% e o valor contratado aumentou 16%.